Imprensa Nacional de Moçambique
História
A Imprensa Nacional de Moçambique, hoje empresa pública, foi criada a 13 de Maio de 1854, cujo objectivo era dotar a então Província Ultramarina de Moçambique de um Boletim Oficial onde o Governador-Geral, a quem a Imprensa Nacional se subordinava, mandasse publicar assuntos de interesse do Estado Colonial Português. A então capital da Província de Moçambique, Ilha de Moçambique, acolheu a primeira sede da Imprensa Nacional de Moçambique. Em 1898 a sede foi transferida para a então cidade de Lourenço Marques, actual Maputo, cidade que assinalava um franco crescimento mercê do desenvolvimento da indústria mineira sul-africana.
A Imprensa Nacional de Moçambique, continuou a sua tarefa de gráfica do Estado Moçambicano, e procedeu, com aquela data, à sua primeira publicação do pós-independência (Constituição da República Popular de Moçambique e Lei da Nacionalidade). Ao longo dos 35 anos, desde a proclamação da independência nacional, a instituição foi perdendo mercado, laborando com equipamentos obsoletos e métodos de trabalho desajustados com a realidade actual, o que fez com que várias instituições do Estado e não só, a abandonassem e pautassem por encomendar os seus serviços a outras tipografias.
Constituição da Imprensa Nacional
Em 2009, pelo Decreto n.º 84/2009, de 29 de Dezembro, a Imprensa Nacional de Moçambique,E.P, foi transformada em Empresa Pública, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, exercendo a sua actividade na subordinação do Ministério que superintende a área da Justiça.
A capacidade jurídica da INM, E.P., compreende todos os direitos e obrigações, bem como os actos, incluindo os de gestão privada necessários à prossecução do seu objecto que, nos termos do artigo 3 do Decreto supra citado, se resume na edição do Boletim da República e separatas de legislação, impressão de trabalhos de natureza confidencial e impressos estinados à escrituração e contabilização de valores, quer de receitas quer de despesas e o exercício de trabalhos gráficos em regime de exploração industrial, em especial os estinados às instituições do Estado ou outras entidades que os solicitarem.
Ler Mais
Visão
Ser lider na indústria gráfica, garantindo a edição e a publicação do Boletim da república e outras publicações com excelência.
Missão
Produzir e comercializar bens e serviços gráficos com qualidade e a custos competitivos, satisfazendo as necessidades do Estado e dos demais clientes.